quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desenhar, aprende-se!

Uma experiência, hoje, na minha varanda…
quem sabe não vai inspirar outros a arriscar,
 os meus alunos ou mesmo a minha amiga Mariana!!!


Também eu, gostava muito de desenhar como o Miguel Ângelo, o Rembrandt, o Almada Negreiros, o Pedro Cabral ou mesmo a Ana Oliveira!!!
Cada um deles com a sua genialidade, independentemente, do estilo e sobretudo dos séculos que os separam… referências que me acompanham e inspiram!
A genialidade não se aprende, mas desenhar é diferente. Aprende-se
Descobri, que basta estar disposto a experimentar, sem medos e inseguranças.
É preciso saber ver. Ver, não é só olhar, ver é passar pelas coisas e dar por elas, não descurar nenhum pormenor e isso está ao alcance de todos!!!
É preciso observar as formas, os tons e a essência dos motivos a desenhar. Olhar e registar através de esboços, sem qualquer preocupação de rigor e perfeição. Um trabalho que serve para sintonizar a mão e o olhar.
Desenhar é um processo criativo que nos faz ver o mundo de outra forma. É um processo interactivo e cumulativo que vai abrindo novos e saborosos caminhos.
Quando desenhamos, estamos permanentemente, a aprender a ver… que prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário