quinta-feira, 8 de março de 2012

5º B e C no oceanário...

Hoje acompanhei   os meninos do 5ºano B e C a uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa e ao Mosteiro dos Jerónimos no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal.
A visita ao oceanário foi feita com uma guia muito simpática e conhecedora de todas as espécies que observámos.

Começámos pelo tanque central, que representa todos os oceanos, desde a zona costeira ao mar aberto e desde a superfície até ao fundo. 
O oceanário está dividido conforme os oceanos: Atlântico Norte, Antárctico, Pacífico Temperado e Índico Tropical.
Encontrámos "criaturas" maravilhosas...
Os pinguins encontram – se a nidificar. Hoje assistimos a uma cena, particularmente, ternurenta mas muito triste…  um dos machos apesar de não ter companheira, carregava incansavelmente,  pauzinhos para forrar  o ninho dos descendentes que nunca vai ter!!!
  Ficámos a saber que tentaram arranjar – lhe companheira, mas não deu certo…. é assim a vida!!!
  
As lontras marinhas são as minhas preferidas, hoje foi a primeira vez que as vi a brincar, estão na maior parte do tempo a dormir ou a comer. Conseguem manter a temperatura corporal constante e reporem toda a energia que gastam porque comem, diariamente, o equivalente a 30% do seu peso.

São consideradas um dos mamíferos aquáticos mais inteligentes, pois recorrem ao uso de ferramentas, como pedras, para se alimentarem!!!

Claro, os meninos adoraram… foi muito difícil levá – los dali para fora!

Sem comentários:

Enviar um comentário