quarta-feira, 14 de maio de 2014

as cores e as dietas...

A cor do alimento está relacionada ao nutriente que contém, sendo fundamental, segundo muitos estudos, ingerir diariamente no mínimo um alimento de cada cor.
Segundo os princípios dessa dieta, a alimentação fica mais bonita, saborosa e nutritiva. Além disso, consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças de cores diferentes é garantia de ingestão de alimentos de baixas calorias e grandes quantidades de vitaminas e minerais, o que reduz significativamente o risco de desenvolver muitas doenças.
Os alimentos são divididos em 6 cores e todos eles devem fazer parte da nossa alimentação diária:
• Amarelos ou alaranjados alimentos como o melão, a laranja, a abóbora possuem vitaminas A e C, ajudam a manter o sistema nervoso saudável, protegem o coração e a visão entre muitos outros benefícios.
• Azulados e arroxeados, tais como beterraba, beringela e repolho roxo são óptimos antioxidantes, retardando o envelhecimento e o desenvolvimento de muitas doenças.
• Brancos, como a couve-flor, repolho e cebola constituem fonte de cálcio e potássio e são imprescindíveis para a formação e manutenção dos ossos e funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
• Verdes, como brócolos, kiwi, pepino e feijão verde contém clorofila, ferro e vitamina A. Actuam na desintoxicação das células entre muitas outras valências.
• Vermelhos, como morango, tomate, melancia e pimentão vermelho são, igualmente, uma excelente fonte de vitamina C, neutralizam os radicais livres, protegendo o coração.
• As cores pastel, tais como aveia, nozes, castanhas, feijão, lentilha são ricas em fibras auxiliando no funcionamento do intestino, previnem ainda, as doenças cardiovasculares .


Vantagens da Dieta das Cores
Quanto mais colorida estiver a nossa alimentação, maior será a quantidade de nutrientes que serão oferecidos ao organismo, tão indispensáveis à nossa saúde!
Eu acredito!

Sem comentários:

Enviar um comentário