terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ao melhor colega… amigo, companheiro!

Hoje, vivi um emaranhado de emoções, foi um dia difícil, intensamente sentido e vivido, peculiarmente especial!
Não consigo, por enquanto, expressar-me sobre o que me vai na alma na qualidade de esposa, amiga, companheira, mas consigo falar-te enquanto colega… é nesse qualidade que quero prestar-te a minha homenagem na decisão penosa que tomastes hoje!
A primeira coisa é dizer-te obrigado, um OBRIGADO, do tamanho do universo, como tu dizes ser o nosso amor… obrigado por tudo o que me ensinaste e partilhaste ao longo da tua imensa carreira profissional!
Nos teus quarenta anos dedicados inteiramente aos alunos e a uma escola de excelência, tive o privilégio de partilhar contigo quase metade deles! Ao longo desses anos aprendi que não basta ser professor, é preciso ser mestre na arte de ensinar e tu és, definitivamente, o maior e o melhor MESTRE que conheci!
Curiosamente, lembrei-me de um texto de José Pacheco que me tem acompanhado nos últimos tempos e que se identifica completamente contigo, “Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados”.
Sempre questionaste e nunca te acomodaste, sempres viveste e sentiste a escola, sempre foste um eterno inconformado, insaciável na busca do conhecimento, da transparência e da verdade, numa escola que foi “nossa” e que nos últimos tempos, devido a circunstâncias de vária ordem passou a ser, unicamente, um local de trabalho, como diz uma amiga!
Mas nem a desmotivação dos últimos tempos, comum a tantos professores, te levou a viver a escola de outra forma, a verdade é que quando chegavas à sala de aula essa desmotivação desaparecia e a entrega era perfeita!
Hoje, especialmente, recordo tantos e bons projetos em estreita correlação com a comunidade, com as famílias bem como o apoio, o afecto que continuamente consagraste aos alunos!
Obrigado por tudo o que foste e és, um exemplo, o melhor exemplo do que é ser professor… um ser humano fantástico que abraçou a profissão, não somente, como uma vocação, mas peremptoriamente como uma missão, sem nunca se cansar de “incomodar os acomodados”!


 Um abraço afectuoso… continuo a precisar de ti e a contar contigo nos meus projectos!

zita

6 comentários:

  1. Lindo Zita!!!
    Não consegui conter as lágrimas....
    Desejo-vos a maior sorte do mundo!!!
    Vocês são um EXEMPLO !!!
    Um OBRIGADA do tamanho do mundo ao Pequito.... meu PROFESSOR.... Colega .... amigo
    Um beijinho
    Pázita

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos

    ... dia triste para todos nós!!!
    Perdemos um colega, perdemos um dos pilares da "VELHA ESCOLA", mas o amigo esse sabemos que teremos sempre e que sempre poderemos contar com ele!!!... E nem penses que te livras de nós!!!!

    Bons momentos para recordar ... são imensos!!!!
    As nossas maratonas de Verão, os nossos memoráveis meses de agosto e inicios de setembro (durante 15 anos!!!) com as nossas infidáveis dores de cabeça para fechar os horários (ahhh pois é!!!... Foi com ele que eu aprendi a fazer distribuição de serviço letivo, horários, simultâneos e afins!!!).
    E tantas outras equipas que integrámos juntos!!

    É muito o que esta Escola te fica a dever Manuel Pequito!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Só agora via a noticia, confesso que, embora soubesse da situação, achei que não era para já !, mas como diz a Carla perdemos um Grande Pilar, só para recordar que quedo entro nesta escola fui (por engano meu) o seu par pedagógico, o que nunca tinha sido, e me assustei por ter que trabalhar em equipe, mas além de um horário de ministro , como dizia a Carmo, foi um GRANDE colega que muito me ajudou e apoiou na minha pouca experiência.

    Obrigado Pequito
    Boa folga e que os teus pombos ganham muitos prémios e côa tb com eles .....

    ResponderEliminar
  4. Pequito ... PROFESSOR Pequito,

    São poucas as pessoas que marcam a minha vida no momento atual e levam a que devido ao respeito e a admiração, mantenha uma formalidade de "Você" no tratamento, ainda que com alguém que sei poderei contar em qualquer circunstância.
    Os anos de trabalho que tive o prazer de partilhar com o Professor são provavelmente os mais intensos e os mais ricos de toda a minha vida profissional. A amizade que foi crescendo, misturada com a admiração de frontalidade e caráter fizeram de mim, não uma pessoa menos refilona mas sim mais informada e talvez, digo talvez... um pouco mais ponderada.
    O respeito que aprendi a ter pela Luzia e pelo Pequito, pela sua relação profissional e solidária leva a que ache que somos nós os que têm opinião e coragem para a expor de forma tão humana que estamos certos ... que somos felizes ... que somos realizados ... que somos profissionais ... enfim que somos Pessoas e não !!!!!!!!

    Que esta nova etapa de vida que agora começa seja de grande realização pessoal, familiar e tenho a certeza profissional ...

    Com um beijo carinhoso ao casal que aprendi a admirar

    Clarisse Fialho

    ResponderEliminar
  5. Pequito
    O tempo passa.... Mas, os amigos ficam para a vida.
    Neste momento só te posso dar parabéns, por esta nova fase da tua vida.
    Aproveita e desfruta bem das tuas " Mulheres ".
    Beijos grandes
    Da sempre amiga Jacinta Reis

    ResponderEliminar
  6. Cara colega, em primeiro lugar um beijinho de saudades, de saudades de falar com alguém como tu
    que sempre me dissestes aquilo que achavas que devias dizer de uma forma frontal, e tu sabes do que estou a
    falar...
    Só agora tomei conhecimento, pois ainda ontem falei com o Pequito e tudo ainda era uma dúvida, ou talvez já
    uma certeza...
    Neste momento não encontro adjetivos para qualificar uma pessoa como o meu grande amigo Manuel Pequito,
    Tive o prazer de privar com ele muitos anos, como meu superior, já há muitos anos, como colega e amigo.
    Uma pessoa vertical, alguém que primava pela elevação em detrimento da mesquinhês, alguém em quem se podia
    confiar, alguém que sabia o que estava a fazer e o fazia de uma forma sublime, alguém que transmitia segurança
    e alegria sempre com um ar sorridente e afável, sempre disponível e empreendedor mas crítico.
    Hoje estou triste, e neste momento que escrevo as lágrimas escorrem-me pela cara abaixo, pelo facto de teres saído
    assim desta forma.
    De qualquer modo temos que respeitar a tua vontade.
    Se essa foi de facto a tua vontade e da tua família dou-te os meus parabéns, pois a vida continua e tu bem
    saberás como conduzi-la.

    Manuel Pequito quero dar-te um grande abraço, quero desejar-te as maiores felicidades nesta tua nova vida, pois sei que tens projectos
    que te ajudam a trilhar um novo caminho e mais atrevo-me a dizer-te que tens uma esposa e filhas maravilhosas que certamente
    serão mais importantes que tudo o que fica para tráz.

    Rendo-me à humildade despretensiosa do meu ser apresentando os meus sinceros votos de uma nova vida
    cheia de sucessos na companhia daqueles que te são mais queridos.

    Um forte abraço,

    Joaquim António Mira

    ResponderEliminar